Casa Arte
Categoria:

Arte

Publicidade

A “sala secreta” do artista italiano Michelangelo Buonarroti, em Florença, será aberta ao público pela primeira vez. É o que escreve a agência TASS, com referência ao serviço de imprensa do Museu Nacional de Bargello.

As visitas turísticas estarão disponíveis a partir de 15 de novembro, em grupos de quatro pessoas, várias vezes por dia, informou a instituição cultural, cujo sistema inclui as Capelas dos Médicis, incluindo a Basílica de San Lorenzo. Note-se que o chamado espaço “secreto” do pintor renascentista está situado por cima da nova sacristia deste templo. As paredes da sala estão decoradas com esboços feitos a carvão e sanguínea.

Sabe-se que, em 1520, Giulio Medici, o futuro Papa Clemente VII, encomendou a Michelangelo a criação de um novo túmulo. Ainda antes, o artista deveria criar a fachada da igreja. Mas o projeto nunca foi realizado.

Páginas: 1 2

Publicidade

O nome do anónimo artista britânico de arte de rua underground e ativista político Banksy foi revelado. A notícia foi dada pela BBC Sounds.

A publicação publicou um fragmento de uma entrevista com o ilustrador em 2003, que foi cortado aquando da publicação do material. Nela, o jornalista Nigel Wrench pergunta ao artista se ele pode se referir a Banksy pelo nome usado anteriormente pelo The Independent – Robert Banks.

O ilustrador responde afirmativamente à pergunta e ainda esclarece: “Eu sou o Robbie”.

De acordo com o The Independent, o artista poderá ser Robin Gunningham, formado na Bristol Cathedral School. De acordo com outras informações, Banksy é um dos membros fundadores da banda Massive Attack, Robert Del Naja, que pintou graffiti no início da sua carreira.

Páginas: 1 2

Publicidade

Um museu do Reino Unido reconheceu o famoso imperador romano Heliogábalo como uma mulher. Sobre o assunto escreve a Time.

Os representantes do Museu de Hertfordshire do Norte, na cidade britânica de Hitchin, explicaram esta decisão pelo desejo do próprio Heliogábalo. Segundo eles, o imperador pediu para se dirigir a ele como uma mulher. “Não me chames senhor, porque sou uma senhora”, citam as palavras do líder romano, que governou de 218 a 222 d.C., na obra do historiador e cônsul Dion Cássio.

“Tentamos ter o cuidado de definir os pronomes para as pessoas do passado e do presente”, disse Kate Hoskins, membro do conselho de administração do museu.

Páginas: 1 2

Publicidade

O museu de Paris desfez-se da estátua de cera do ator Gerard Depardieu devido ao escândalo sexual. É o que escreve a ABC News com referência ao comunicado do Museu.

A decisão de retirar a estátua do museu de cera Greven foi tomada após o lançamento do documentário “Depardieu: The Fall of the ogre”, no qual o artista foi acusado de abuso sexual. É de salientar que os visitantes da instituição comentaram negativamente o facto de a figura ter sido apresentada na sala de exposições.

Anteriormente, Gerard Depardieu afirmou que entregaria a sua ordem da Legião de Honra à Ministra da Cultura francesa, Rima Abdul-Malak.

Páginas: 1 2

Publicidade

O primeiro museu do mundo dedicado à “arte proibida” – Museu de l’Art Prohibit – foi inaugurado em Barcelona. O museu inclui exposições que foram censuradas em diferentes épocas, disse ao Lenta.ru Alena Berdova, blogger, jornalista e autora de um canal de Telegram sobre a vida na Europa. Alena Berdova visitou a exposição e falou sobre o seu conceito.

O museu apresentará objectos de arte criticados
“A coleção para o museu foi iniciada em 2018 pelo empresário e jornalista Tatxo Benet. Em apenas cinco anos, conseguiu reunir 200 obras de arte que foram censuradas e acusadas de blasfémia, obscenidade ou incorreção política. Estas obras foram retiradas da vista do público porque provocavam escândalos e polémica”, afirmou.

A primeira apresentação inclui 42 obras, mas irá gradualmente exibir cerca de uma centena de outras obras de arte armazenadas. Os visitantes podem digitalizar um código QR ao lado de cada exposição e ficar a conhecer a sua história, bem como a reação dos espectadores.

Páginas: 1 2 3

Publicidade